Em 2014, os seminários realizados pelo PPGD, em suas versões plurais (Direito e Cinema; Relações de Trabalho; Direitos Humanos; Teoria das Instituições), representaram o desdobramento dos estudos e pesquisas desenvolvidos, constituindo uma importante via de divulgação da produção científica do Programa, bem como de fomento do escrutínio crítico das pesquisas, métodos e conclusões alcançadas. Para além da visibilidade conferida ao PPGD, tais seminários congregaram tanto pesquisadores da área como um público maior de debatedores de todo o Brasil, promovendo a integração do Programa com a comunidade acadêmica, mas também com a sociedade em geral.

Nos Seminários e Mini-cursos realizados, o PPGD tem contado com a presença de renomados pesquisadores do cenário jurídico contemporâneo, como Mario Losano, Carlos Cárcova, Alicia Ruiz, Robert Alexy, Manuel Atienza, Mark Tushnet, Costas Douzinas, Oscar Guardiola Rivera, Luc Tremblay, Christopher Thornhill, Carlos Petit, Toni Fine e Jean-Marc Thouvenin.

Em 2014, o professor da alemã Universidade de Kiel, Robert Alexy, foi agraciado com o título de doutor honoris-causa pela UFRJ. Na ocasião, além de proferir palestra no Salão Ruy Barbosa, dedicou uma tarde à discussão sobre sua teoria com alunos e docentes do PPGD, além de docentes convidados de outras instituições (https://ufrj.br/noticia/2015/10/22/robert-alexy-recebe-t-tulo-de-honoris-causa-da-ufrj).

Em relação aos EVENTOS INTERNACIONAIS realizados no âmbito do PPGD/UFRJ e aos respectivos professores estrangeiros convidados, podem ser citados, exemplificativamente, os eventos organizados pelo Grupo de Pesquisa CNPq “Laboratório de Estudos Teóricos e Analíticos sobre o Comportamento das Instituições” (LETACI), liderado pelo professor Carlos Bolonha.

Em 26 de maio de 2014, o PPGD sediou o “II Workshop - Cochicho Constitucional”, recebendo os professores BARRY FRIEDMAN (New York University, EUA), JEFFREY SEGAL (Stony Brook University, EUA) e LEE EPSTEIN (Washington University em St. Louis, EUA).

Em 21 de agosto de 2014, foi realizado o “III Simpósio LETACI - A Politização dos Direitos Humanos”, com a participação do professor ÁNGEL RICARDO OQUENDO (University of Connecticut, EUA).

Em 15 de setembro de 2014, foi realizado o “VI Simpósio LETACI - Desafios de Sustentabilidade Orçamentaria em uma Europa de Moeda Única”, recebendo o professor JOÃO CATARINO (Universidade de Lisboa, Portugal).

Nos dias 5, 6 e 7 de novembro de 2014, o Programa sediou o “III Seminário Internacional de Teoria das Instituições”, recebendo os professores ANDREW COAN (University of Arizona, EUA), FRANK MICHELMAN (Harvard University, EUA), RENÉ URUEÑA (Universidad de Los Andes, Colômbia) e SANFORD LEVINSON (University of Texas, EUA).

Ressalte-se a distinção dos professores convidados. O professor Jeffrey Segal, por exemplo, foi eleito em 2012 para a American Academy of Arts and Sciences, também integrada pela professora Lee Epstein (Co-Diretora do Centro de Pesquisa Empírica em Direito, Pesquisadora Principal do projeto da Base de Dados da Suprema Corte dos EUA e Co-editora do Journal of Law, Economics & Organization) e pelo professor Frank Michelman (Ex-presidente da Sociedade Americana de Filosofia Política e Jurídica), ambos palestrantes do evento do PPGD.

Cumpre, ainda, destacar a presença no PPGD do professor Sanford Levinson (University of Texas), considerado um dos maiores teóricos do constitucionalismo contemporâneo, sendo o autor de aproximadamente 400 produções bibliográficas, entre livros, artigos e comentários em jornais profissionais e populares.

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFRJ) convida a todos para a palestra que será proferida pelo professor Stephan Kirste (Universidade de Salzburgo - Áustria) com o tema "Individualismo e Coletivismo na Justificação dos Direitos de Grupo", a ser realizada no dia 28 de novembro de 2014, sob a coordenação da professora Ana Paula Barbosa.

Cartaz Palestra Stephan Kirste

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFRJ) e o Grupo de Pesquisa "Matrizes Autoritárias do Processo Penal Brasileiro" convida a todos para o "Seminário Internacional Processo Penal e Direitos Humanos", que será realizado no dia 10 de novembro de 2014, no Salão Nobre da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ.

Seminário Internacional Processo Penal e Direitos Humanos

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFRJ) e o Grupo de Pesquisa Configurações Institucionais e Relações de Trabalho (CIRT/PPGD) convidam a todos para o "IV Simpósio Internacional Desenhos Institucionais e Relações de Trabalho", a ser realizado nos dias 25 e 26 de novembro de 2014, sob a coordenação da professora Sayonara Grillo.

IV Simposio Internacional Configurações Institucionais e Relações de Trabalho

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFRJ) e o Laboratório de Estudos Teóricos e Analíticos sobre o Comportamento das Instituições (LETACI/PPGD) convida a todos para o "III Seminário Internacional de Teoria das Instituições: Capacidades Institucionais e Deliberação", que será realizado nos dias 05, 06 e 07 de novembro de 2014, no Salão Nobre da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ.

III Seminário Teoria das Instituições

Para maiores informações, acesse o sítio eletrônico do evento através do link:

UFRJ PPGD - Programa de Pós-Graduação em Direito