A professora Rachel Herdy, juntamente com os professores Carlos Bolonha e Flávio Martins, organizou a I Jornada de Iniciação Científica da Faculdade Nacional de Direito (I JIC-JUR), evento programado para ser anual na FND e dedicado à exposição das pesquisas científicas em andamento em toda a Faculdade. O evento mostrou-se uma especial oportunidade de difusão das pesquisas junto à graduação, atraindo novos alunos para a iniciação científica e instituindo uma cultura de pesquisa entre os alunos, através de uma efetiva integração entre graduação e pós-graduação, rompendo as barreiras entre esses dois nichos da vida universitária.

EVENTOS INTERNACIONAIS

O debate interdisciplinar e a interface com outras instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior tem sido diferencial marcante do Programa. O PPGD/UFRJ tem primado pela permanente atualização bibliográfica das disciplinas obrigatórias específicas e demais atividades acadêmicas. A frequência de professores nacionais e estrangeiros no programa tem sido incrementada ano a ano, inclusive, através da realização periódica de aulas magnas, conferências, simpósios, seminários e congressos científicos.

Destaca-se o grande número de pesquisadores externos ao PPGD, estrangeiros e brasileiros, que visitaram o Programa em 2013 (27 ESTRANGEIROS E 53 BRASILEIROS), promovendo importante intercâmbio de informações, experiências e conhecimento com instituições e pesquisadores nacionais e internacionais, potencializando os projetos de pesquisa em andamento no PPGD.

Nesse sentido, além dos dois congressos internacionais já referidos organizados pela professora Rachel Herdy (SPECIAL WORKSHOP ON PRAGMATISM AND LEGAL THEORY e SPECIAL WORKSHOP ON QUESTIONS OF FACT AND LEGAL REASONING), em 2013, o Programa promoveu importantes oportunidades de internacionalização.

Exemplificativamente, registre-se que o Grupo de Pesquisa CNPq “Laboratório de Estudos Teóricos e Analíticos sobre o Comportamento das Instituições” (LETACI), liderado pelo professor Carlos Bolonha, organizou diversos eventos internacionais, que trouxeram ao PPGD/UFRJ, somente em 2013, renomados professores estrangeiros convidados.

Em 25 de março de 2013, o PPGD recebeu o professor Brian Leiter (University of Chicago, EUA), pesquisador internacionalmente reconhecido nas áreas de filosofia moral, política e jurídica (nas tradições anglófona e continental), com interesse particular nas áreas de jurisprudência geral, metaética, psicologia moral, e fundamentos filosóficos da liberdade de expressão e de religião na obra de Marx, Nietzsche, Freud e Foucault.

Entre os dias 6, 7 e 8 de novembro de 2013, o PPGD/UFRJ sediou o II Seminário Internacional de Teoria das Instituições, contando com a participação dos professores CORINNA LAIN (University of Richmond, EUA), DANIEL GOLDSTEIN (London University, ING), JEFFREY SEGAL (Stony Brook University, EUA), LEWIS KORNHAUSER (New York University, EUA) e RONALD ROTUNDA (Chapman University, EUA).

Cumpre destacar, ainda, o caráter interdisciplinar dos conhecimentos trazidos por tais professores, tendo em vista a formação plural dos convidados. O professor Daniel Goldstein é um importante psicólogo cognitivo americano, conhecido pela especificação e teste de heurísticas e modelos de racionalidade limitada no campo do julgamento e da tomada de decisão, enquanto Jeffrey Segal é professor de Ciência Política.

seminario de pesquisa 2013

O PPGD-UFRJ convida a todos para o II Seminário Internacional de Teoria das Instituições: Cortes Constitucionais & Realidade Política.

O Evento coordenado por nossos Profs. Drs. Carlos Alberto Pereira das Nevves Bolonha e Cecília Caballero Lois, contará com a presença de diversos pesquisadores nacionais e estrangeiros.,

instituições 2013

Sem título