O PPGD/UFRJ, nos seus níveis de mestrado e doutorado, articula seus objetivos com as suas três linhas de pesquisa.

 

OBJETIVO GERAL:

 

O programa de pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro,  tem por principal objetivo a formação de mestres e doutores com sólida formação teórica, de viés interdisciplinar, e elevada capacidade crítica em Teoria Jurídica Contemporânea.

 

Nos aspectos específicos, o MESTRADO modelado pelo PPGD/UFRJ direciona-se para os seguintes compromissos acadêmicos e institucionais:

 

1. A construção de um saber jurídico que se volta para a solução criativa de problemas sociais, lidando com a enorme complexidade de tais questões e, para tanto, articulando o conhecimento jurídico com outras formas de conhecimento.

 

2. Formar docentes com capacidade de observar o direito tanto do ponto de vista interno quanto externo. Nessa linha, a formação jurídica pretendida busca propiciar conhecimentos que lhe permitam refinar, cada vez mais, as técnicas da construção jurídica. Objetiva, ainda, auxiliar a compreensão de dispositivos conceituais mediante os quais o direito reduz a complexidade da sociedade.

 

3. Oferecer uma perspectiva concreta para a formação superior, em nível de mestrado, fornecendo orientações para uma ação no campo jurídico que assume o direito como uma estrutura cada vez mais complexa que opera em contextos sociais diferenciados.

 

Nos aspectos específicos, o DOUTORADO modelado pelo PPGD/UFRJ direciona-se para os seguintes compromissos acadêmicos e institucionais:

 

1. Proporcionar bases teóricas e aplicadas quanto à materialização de pesquisas avançadas para determinadas temáticas do campo jurídico, notadamente dos direitos humanos, das teorias da decisão e da justiça e dos desenhos institucionais;

 

2. Contribuir com a mudança do quadro normativo, regulando certos temas jurídicos, a saber: reconhecimento, diversidade, justiça de transição, consolidação de direitos, relação entre os poderes, democracia, jurisdição constitucional, desenhos institucionais, entre outros.

 

3. Fomentar o direcionamento da pesquisa e do diálogo sobre os direitos humanos, a teoria da decisão e os desenhos institucionais propiciando a construção de novos modelos decisórios e novas práticas institucionais, perfeitamente adequadas para uma sociedade pluralista, complexa e democrática.

                             

UFRJ PPGD - Programa de Pós-Graduação em Direito
Desenvolvido por: TIC/UFRJ