Em 2016, os dois periódicos vinculados ao PPGD circularam suas primeiras edições.

 

REVISTA DE ESTUDOS INSTITUCIONAIS (REI)

 

A REI – Revista de Estudos Institucionais é um periódico de acesso aberto semestral, destinado a publicar digitalmente pesquisas inéditas e originais, relacionadas a disciplinas do Direito Público, especialmente Direito Constitucional, Direito Administrativo e Teoria do Estado, ou que abordem aspectos institucionais relacionando Direito e áreas afins, tais como Ciência Política, Filosofia Política e Análise Econômica do Direito. Sua linha editorial, essencialmente pertinente à área de concentração do PPGD, centra-se na Teoria Institucional, em especial o estudo dos desenhos constitucionais de democracias contemporâneas, abarcando temas como sistemas constitucionais, separação de poderes, federalismo, controle de constitucionalidade e comportamento institucional.

 

Tendo como Editor o professor Carlos Alberto Pereira das Neves Bolonha (PPGD/UFRJ), o periódico tem funcionado como espaço de integração da FND no debate acadêmico nacional, além de espaço de divulgação das pesquisas e produções científicas dos docentes e discentes do Programa.

 

O periódico está disponível na Plataforma OJS da UFRJ, no seguinte endereço: https://revistas.ufrj.br/index.php/rjur.

 

 

REVISTA TEORIAS JURÍDICAS CONTEMPORÂNEAS

 

O periódico objetiva incentivar o intercâmbio de pesquisas contemporâneas e interdisciplinares na área de Teoria Jurídica entre acadêmicos do Brasil e do exterior. Nesse sentido, a linha editorial está orientada em consonância com a área de concentração do PPGD/UFRJ, Teorias Jurídicas Contemporâneas, desdobrando-se nas temáticas representativas das linhas de pesquisa do Programa: (1) Sociedade, Direitos Humanos e Arte; (2) Teorias da Decisão,

Argumentação e Justiça; (3) Democracia, Instituições e Desenhos Institucionais. 

 

O periódico tem como editora chefe a professora Rachel Herdy (PPGD/UFRJ). Este é composto de três seções: uma Seção Geral, de artigos científicos recebidos em sistema de fluxo contínuo; uma Seção Especial, de artigos científicos recebidos em sistema de chamada pública, sob a responsabilidade de Editor(es) Convidado(s); e uma Seção Extra, dedicada à publicação de resenhas, traduções, comentários de jurisprudência e artigos de autores convidados.

 

O periódico está disponível na Plataforma OJS da UFRJ, no seguinte endereço: https://revistas.ufrj.br/index.php/rjur.

                             

UFRJ PPGD - Programa de Pós-Graduação em Direito
Desenvolvido por: TIC/UFRJ