Links


2100_selo_oab


siga_def

sigma_def

capes_def

scri_def

cnpq_def

ouvidoria_ufrj

Estatísticas

Ver quantos acessos teve os artigos
252960

Histórico do PPGD

O PPGD nasceu do esforço coletivo dos professores da Faculdade Nacional de Direito em recuperarem a posição que tradicionalmente coube a esta instituição, de pólo do ensino jurídico de qualidade no Brasil. A Nacional de Direito, mais que isso, foi também ponto de confluência de múltiplos talentos, no Direito, na Sociologia, nas artes, na literatura. Por aqui se formaram grandes juristas, como Evandro Lins e Silva, lecionaram magistrais professores, como Evaristo de Moraes Filho, Hermes Lima, Santiago Dantas, e também bacharelaram-se em Direito expoentes de outros campos do saber e das artes: Sérgio Buarque de Holanda, Jorge Amado, Clarice Lispector, Vinícius de Morais.

O desafio do grupo de professores que, entorno da idéia de constituir um novo Curso de Mestrado na Nacional, passou a se reunir no período de 2006-2007, foi o de compatibilizar toda esta a tradição de um curso clássico de Direito com o perfil crítico de nossos discentes, consideradas as muitas e heróicas lutas do CACO-Centro Acadêmico Cândido de Oliveira. De pronto, soube-se que nosso curso não poderia seguir o jargão dos saberes dogmáticos, e tampouco se pautar pela disciplinarização do conhecimento. Decidimos fazer da pluralidade das formações e visões de mundo dos docentes envolvidos na elaboração do projeto do curso nosso maior patrimônio. Entre outubro de 2006 e julho de 2007 os professores da FND, a maioria deles ingressos na IFES a partir de 2004, mas muitos com sólida experiência em Pós-Graduação, reuniram-se em um “Grupo de Trabalho” que constituiu-se com vistas a elaboração de um Projeto Pedagógico do Curso de Mestrado, tendo como área de concentração “Teorias Jurídicas Contemporâneas”. Aprovado pelo CPEG/UFRJ em 2007, e recebeu aprovação na CAPES em 2008, tendo início, com a primeira turma, em 2009.

A abertura do novo PPGD/UFRJ recuperou à Faculdade Nacional de Direito (FND) sua dignidade de centro da produção do saber jurídico no Rio de Janeiro. Em suas novíssimas instalações, perfeitamente adequadas aos propósitos de um curso de pós-graduação, uma nova ambiência intelectual emergiu na FND, o que vem estimulando candidatos de várias partes do País a participarem do processo seletivo do PPGD/UFRJ.

UFRJ FND - Faculdade Nacional de Direito
Desenvolvido por: TIC/UFRJ