Acessibilidade

ATENDIMENTO ADMINISTRATIVO ESPECIALIZADO

A Secretaria dos Departamento auxiliará os alunos com deficiência em suas necessidades administrativas junto à Faculdade Nacional de Direito, intencionando facilitar o processo e promoção da inclusão.

Para os alunos com deficiência, qualquer demanda poderá ser encaminhada para o e-mail acessibilidade@direito.ufrj.br

Formulário de Cadastro e autoidentificação como PCD – CLIQUE AQUI

Sites e Materiais de Referências aos docentes – Como fazer documentos digitais acessíveis – IFRS , Solicitação de Serviços de Tradução ou Interpretação de/para Libras (DIRAC) , DIRAC – MANUAISManual de acessibilidade da USP, Tecnologias assistivasLIBRAS PARA TODOS: ENSINO A DISTÂNCIA

Novas Parcerias para a Acessibilidade

Horas complementares para estudantes voluntários, apoiadores de alunos com deficiência:

A Secretaria dos Departamentos começará a emitir declarações de horas de atividades voluntárias para alunos apoiadores de alunos com deficiência . Tal declaração pode ser utilizada pelo estudante do curso de Direito da FND para validar as suas horas complementares no setor competente.

Que tipo de atividade o aluno voluntário apoiador desempenhará?

O aluno com deficiência pode necessitar de algum transcritor ou escriba das aulas, ou ledor de textos, ou outros apoios acadêmicos. O estudante voluntário poderá ceder 30h de atividades por semestre em prol do aluno com deficiência.

Como se inscrever?

O aluno com deficiência e ou seu estudante apoiador devem enviar um e-mail informando à acessibilidade@direito.ufrj.br os dados do estudante com deficiência e os dados do aluno apoiador e detalhar as atividades que serão desempenhadas pelo aluno apoiador voluntário. As informações são válidas apenas para o semestre corrente. O estudante apoiador ganhará 30 horas de atividades complementares ao final do período.

A atividade de apoiador voluntário do aluno com deficiência não é uma atividade ligada a uma disciplina (como a monitoria voluntária). É uma atividade junto do aluno com deficiência e se enquadra como atividade do Grupo 3 – Vivência Profissional Complementar, tendo a carga horária semestral de 30h.

Maior interlocução com os monitores bolsistas e monitores voluntários.

Sou aluno com deficiência e estou com muitas dificuldades em determinada disciplina. O que eu faço?

Antes de tudo, é importante que o aluno com deficiência informe sempre ao início de cada semestre aos professores que é pessoa com deficiência. Há muitos alunos em sala e essa identificação é essencial, uma vez que a pauta emitida pelo SIGA não dá essa informação. O aluno pode pedir ao docente um apoio maior do monitor da disciplina. Caso o discente queira, a acessibilidade também pode solicitar ao professor a maior interlocução com o monitor da disciplina.

Atualizado em 28/04/2023.